COES Profissionais Estrutura Tratamentos Artigos Contato
Tratamentos
Com tecnologia de ponta e as mais novas técnicas mundiais
A Clínica Coes conta com profissionais altamente capacitados em todas as áreas da odontologia para poder oferecer a você um tratamento especializado e integrado em uma única clínica odontológica.
Primeira Consulta (Clínica geral)
Implantodontia
Estomatologia
Periodontia
Endodontia
Cirurgia
Odontopediatria
Ortodontia
Prótese e estética

Ortodontia
Ortodontia é a especialidade odontológica que relaciona as bases ósseas com as posições dentárias e por isso é feita durante todo o crescimento facial. Os dentes tortos ou mal posicionados além de prejudicarem a aparência, prejudicam também a higienização, podendo acarretar em problemas periodontais ou até perda dos elementos dentários e podem levar a dores musculares como síndromes de ATM.

O ortodontista está apto para indicar o melhor tratamento, podendo ser este ortopédico (ósseo), ortodôntico (dento alveolar) ou até ambos. Para isso, a ortodontia pode ser dividida em fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e/ou removível (aparelhos removíveis). Estes ainda, com a inovação tecnológica no ramo odontológico, podem ser divididos em estéticos, como os aparelhos linguais (na parte interna do dente): Incognito e Inovation L; alinhadores estéticos: Essix® Clear Aligner e Invisalign; Autoligados e os convencionais.

Em casos mais específicos, quando se tem diferenças muito discrepantes de bases ósseas em adultos é indicada a cirurgia ortognática em conjunto com a ortodontia.


Principais tratamentos ortodônticos


Ortodontia Corretiva
Os tratamentos de Ortodontia Corretiva têm como objetivo principal tratar o posicionamento dos dentes para aprimorar a saúde e estética bucal. Durante o tratamento ortodôntico, são utilizados aparelhos fixos (bráquetes) e outros dispositivos auxiliares, os quais podem ser metálicos ou estéticos (transparentes). Não há limite de idade para fazer tratamento ortodôntico.

Os benefícios do tratamento incluem:
○ Aprimoramento da saúde dos dentes e do periodonto (gengiva e ossos que circundam os dentes), pois facilita a higiene bucal; ○ Correção dos contatos oclusais (contato dos dentes superiores com os inferiores), promovendo a eficácia da mastigação e a correta distribuição das forças mastigatórias; ○ Melhora a estética do sorriso; ○ Adequação da posição dos lábios; ○ Alguns tipos de dor de cabeça e disfunção na ATM podem ser atenuados com o tratamento ortodôntico.

Ortodontia para Cirurgia Ortognatica
O tratamento é indicado para os casos de diferenças severas nas dimensões dos ossos da face. Para tanto, é realizado o preparo ortodôntico acompanhado de cirurgia ortognática - cirurgia que ajuda a recuperar a harmonia entre a mandíbula e a maxila, melhorando tanto estética, quanto função.


Ortodontia Preventiva e Interceptativa
Os tratamentos de Ortodontia Preventiva e Interceptativa têm o objetivo de corrigir o posicionamento dos dentes (de leite e permanentes) e de direcionar o crescimento dos ossos da face. Para tanto, podem ser utilizados diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, em crianças de 6 a 12 anos aproximadamente.

Crianças com mais de 3 anos e com hábito de sucção não nutritiva (chupeta ou dedos) também devem consultar um ortodontista o quanto antes. Segundo a "American Association of Orthodontics" é sempre recomendável que a primeira avaliação ortodôntica seja feita antes dos 7 anos de idade. Vale lembrar que muitos dos problemas ortodônticos são mais fáceis e mais rápidos de serem tratados durante a fase de crescimento, podendo evitar muitos transtornos posteriores como uma correção cirúrgica. Ou seja, não deixe de levar seu filho(a) para uma avaliação com um ortodontista.


Ortodontia Lingual
Mais nova técnica do mercado, o aparelho lingual auto ligado é conhecido também como “camuflado” ou “invisível”, uma vez que fica na parte interna dos dentes e é de difícil percepção para os outros.

Este aparelho, além dos benefícios estéticos, apresentam também as vantagens de higiene do paciente que, diferente do que possa se imaginar, é facilitada pela ação da língua, além de apoio sobre os lábios ao dormir. Também é menos lesivo, principalmente quando em choques acidentais e outras agressões na face.


ATM (Articulação Têmporo Mandibular)
Esta articulação é responsável pelos movimentos mandibulares e algumas pessoas apresentam distúrbios no local, podendo comprometer funções cotidianas do indivíduo como a mastigação, deglutição e fala.

Os pacientes costumam queixar-se de dor, "cliques", estalos e cefaléias. A causa e o tratamento são multidisciplinares e dependem do caso de cada paciente. Entretanto, a ortodontia atua como coadjuvante no tratamento dessas disfunções têmporo-mandibulares.

Agende sua consulta: (15) 3232-7232
COES - Centro de Odontologia Especializada de Sorocaba - CROSP/CL: 7595
Endereço: Rua: Antônio Soares, 194, Jd. Soares | Sorocaba - São Paulo
CEP: 18040-570 - (15) 3232-7232
facebook   |   youtube   |   instagram